Marie Curie: além do mito
![]() |
Marie Curie fotografada por volta de 1930, em Paris, possivelmente durante algum evento. |
Acredito que todos tenham ouvido falar ou até mesmo conhecido a vida e obra dessa incrível dama da Ciência. A senhora, que quebrou paradigmas da sociedade europeia que via passar os acontecimentos do século XIX e XX. A senhora que viveu o florescimento de toda uma novidade científica que levou à Física Moderna. Essa senhora que fez parte desse florescimento.
Senhores... senhoras... gostaria de apresentar a pessoa que é, para mim, uma das mais importantes da história da Ciência dos últimos séculos, graças à sua inteligência, persistência e, inclusive, sua vida particular: a madame Marie Curie.
Madame Curie, a única a ser laureada com dois Nobel na área da ciência: o primeiro, em 1903, em Física, pela descoberta da radioatividade e o segundo, em 1911, em Química, pelo isolamento do elemento químico Rádio[1]. Sua história é envolvida em descobertas, participação na 1ª Guerra Mundial, rumores de paixões extra-laboratoriais e de mudar o jeito em como a sociedade via as mulheres[2].
Nessa produção francesa de 2011, nos é apresentado, em meros 52 minutos, essa senhora que mudou nosso conhecimento acerca da matéria e de como vermos o mundo atômico. Reservem uma horinha do seu dia (ou noite) para conhecer além do mito que é Marie Curie.
Informações extras:
[1]: a família Curie também é a que mais recebeu prêmios Nobel até hoje: foram cinco prêmios no total. Além dos dois citados acima, seu marido Pierre Curie recebeu um de Física em 1903 juntamente com Marie na descoberta da radioatividade; sua filha Irène Juliot-Curie recebeu, juntamente com seu marido Frédéric Juliot-Curie, um de química em 1935 pela descoberta da radioatividade artificial.
[2]: cheguei a ficar de boca aberta quando, no vídeo, o narrador informa que, um jornal na época de Marie noticia se "um dia, as mulheres serão consideradas seres humanos".
Imagem por Getty Images. Permitido para uso em blogs, não comercial.