[SORTEIO] 10 anos Do Nano ao Macro


É sério: nunca pensei que estaria aqui, na frente do computador, escrevendo uma publicação comemorando os 10 anos do Do Nano ao Macro. Ao longo dos anos, o site sempre teve minha atenção especial (e a página no Facebook também, onde sempre compartilho notícias, imagens e vídeos voltados para a ciência). Naturalmente há momentos em que a vida real bate mais forte e colocava ele um pouquinho de lado, mas nunca desisti dele.

E cá estamos, comemorando 10 aninhos de vida, com mais de 400 publicações, mais de 300 mil acessos ao longo desse tempo, mais de 3 mil curtidores na página na empresa do senhor Zuckeberg e bastante feliz por ver que chegamos depois de tanto tempo até aqui.

Naturalmente não poderia deixar de comemorar com vocês e partilhar parte da minha felicidade com os seguidores, curtidores e todos aqueles que caem às vezes aqui no site depois de alguma busca curiosa nos motores de busca internet afora.

Por isso, para comemorar 10 anos do Do Nano ao Macro, ao melhor estilo ‘o aniversário é nosso, mas o presente é seu’, vamos sortear um kit com 10 incríveis itens. É isso mesmo, uma pessoa vai levar 10 coisinhas bacanudas de uma vez.


Vou descrever brevemente os itens que estão no sorteio e que você vai levar de uma vez: Um bottom com tema 'Pilares da Criação'. É um belo bottom com uma imagem super colorida da nebulosa da Águia, cerca de 7 mil anos-luz daqui para você prender na sua bolsa, mochila ou qualquer lugar legal para você sempre andar por aí. E se você gosta do observar o céu noturno, você terá o auxílio de um belo planisfério, feito especialmente para os observadores no Brasil. Basta você ajustar data e horário aproximados no planisfério e pronto, os nomes dos principais pontos luminosos no céu aparecem para você, podendo identificá-los no céu noturno muito mais facilmente.

Além desses dois itens, o kit do sortudo vai receber ainda oito livros, entre livros de ciência e divulgação, além de HQs de ciências e ficção científica (já que a gente precisa se divertir mais um pouquinho ainda, né?). A gente começa falando do 'A Terra em que vivemos', livro do Dr. Rodolpho Caniato, em que apresenta textos e atividades que irão auxiliar o entendimento em ciências para o público leigo. Já o biólogo Rafael Rigolon, nos presenteia o excelente 'A pronúncia do latim científico', essencial para sabermos como se fala corretamente aquele nome científico complicado daquele animalzinho ou planta. Outro livro é uma breve biografia de Galileu, um dos pilares da ciência moderna. Escrito por Steve Pinker, 'Galileu e o universo' vem com ilustrações e nos conta sua vida e as suas observações de Júpiter e suas luas. Outro livro, apesar de ser mais lúdico e voltado para o público infanto-juvenil, é um encanto: 'Ver por dentro do corpo humano' é um belo livro escrito por Luann Colombo, com destaque para o corpo humano no centro, em que vamos descobrindo (literalmente), a cada página virada.

Já no mundo das HQs temos o imenso prazer de trazer duas belas obras: a primeira é 'Darwin no Brasil', produzida por Flávio de Almeida. Nela, vemos ilustrado os principais momentos de Charles Darwin em nosso país e suas impressões durante sua viagem com o Beagle. O segundo é a bela obra 'O método científico', escrito pelo Dr. Leopoldo de Meis, com ilustrações de Diucênio Rangel. Nela, conhecemos o avanço do saber e como chegamos ao conhecimento científico atual, graças a nossa metodologia científica. E, para fechar, duas HQs de ficção científica cheias de graça. Baseado no blockbuster Star Wars, o kit irá com as histórias e ilustrações de Jeffrey Brown: 'A princesinha de Vader' e 'Darth Vader e filho'. Afinal de contas, nós sabemos que apesar dele ser do lado sombrio da força, ele não deixa de ser um excelente pai.

O livro 'A Terra em que vivemos', o planisfério e o bottom são presentes obtidos em parceria com o Observatório Didático Astronômico “Lionel José Andriatto”, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru, São Paulo. Um abraço especial para a Sione Rodrigues, que me ajudou com o aquisição dos presentinhos e ao Prof. Dr. Rodolfo Langhi, responsável pelo observatório, sempre solícito para com todos que conversam com ele.

Se você passar por Bauru, interior de São Paulo, visite o Observatório. O local sempre está com alguma atividade aberta ao público, desde observação do céu noturno até a venda de livros, pôsteres e outras coisinhas para os amantes do espaço. É claro que vocês podem acompanhar as atividades do Observatório tanto no site, como no Facebook e Instagram. No canal Futura (na internet no Futura Play) e TV Unesp vocês podem acompanhar o Astrolab, curtas em que o Observatório traz um pouco do Universo para dentro de sua casa. Vamos ajudar a divulgar a ciência e a divulgação de ciência em nosso país!

Além disso quero agradecer imensamente ao Rafael Rigolon que nos mandou gentilmente uma cópia do 'A pronúncia do latim científico' para esse sorteio. Ele mantém o excelente e fantástico 'Nomes Científicos', página no Facebook e Instagram onde ele mostra a origem e a evolução de muitas palavras que usamos no dia-a-dia, além de dicas de pronúncia do latim que são uma verdadeira mão na roda científica. Curtam, pois vale muita a pena.

Tudo muito legal, mas como faço para participar?


Viu como é simples para participar? Coloque os dados no formulário abaixo e envie para nós. Lembrando que, como o sorteio é aberto ao público em geral, criamos algumas regrinhas básicas para que tudo aconteça da melhor forma possível, evitando qualquer tipo de problemas.

Apenas lembrando que você só pode participar uma única vez.



O sorteio será realizado no dia 27 de setembro de 2019 e o resultado será divulgado no mesmo dia, nas redes sociais e por aqui. Nas regras gerais estão os detalhes de como entraremos em contato e o envio do kit do sorteio.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui na publicação ou entre em contato na aba de contato abaixo do título do site.

Boa sorte!

Imagens utilizadas para divulgação obtidas em Pixabay, com uso livre pelos autores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário Cósmico 07

A mágica do diagnóstico - post 2

Répteis não existem...