Cientistas e Ciência…

 

5121638053_659455ab9e_z

Sempre fui uma criança curiosa. Mesmo não sendo mais criança eu ainda sou curioso (voltando de viagem eu me cocei para não apertar o botão de um banco do ônibus para ver o que acontecia). Sempre queria saber como a Terra surgiu, as pessoas e as coisas. Naturalmente, os pais e a sociedade em geral nos apresenta uma resposta: tá lá na Bíblia. Ficava impressionado com a explicação do surgimento da Terra, dos humanos e das coisas que existem hoje.

Mas, com o passar do tempo eu percebi que algumas informações não se encaixavam como, por exemplo, onde estão os dinossauros na Criação? Os dinossauros existiram, isso é um fato. Basta ver qualquer osso maior que você para não ter dúvidas. Já na Bíblia nada é citado. Lendo como sempre, vi que existiam pessoas mostrando que, embora o Livro não mencionasse os dinossauros, nós vivemos lado a lado. Já umas outras pessoas, mostravam camadas de solo, diversos testes e diziam que nós vivemos separados uns dos outros por cerca de 65 milhões de anos.

A Ciência começou a me interessar. Ela, logo no começo, exibia suas fraquezas ao dizer que não conseguia responder tudo, mas as respostas que tinha era baseada em evidências e em diversos experimentos. Ao passo que a Religião fornecia um livro escrito há milhares de anos como única evidência de que eles tinham todas as respostas e estavam certos de tudo!

Os cientistas são, antes de tudo, apaixonados pelo que fazem. E como gostam do que fazem, fazem bem feito. Richard Feynman disse, transcrito no Lições de Física de Feynman: "Os poetas reclamam que a Ciência retira a beleza das estrelas. Mas eu posso vê-las de noite no deserto, e senti-las. Vejo menos ou mais?"

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia que foi entre 18 a 24 de outubro de 2010 (atrasei só um pouquinho) trouxe o projeto ‘A Ciência que eu faço’. É uma série de entrevistas que mostra diversos pesquisadores e divulgadores da Ciência sobre o trabalho e as recompensas e dificuldades de se fazer Ciência. São cerca de 100 entrevistas, disponíveis no site da Semana.

Clique aqui para acessar o site e assistir as entrevistas.

Vi no Inovação Tecnológica. Imagem por mila Cá em seu Flickr.

Comentários

  1. Ash!Essa foto eu tirei do livro "isto é biologia" do Ernst Mayr, um grande filósofo e cientista que ajudou na Teoria sintética da Evolução(você com certeza já conhece, dããã pra mim), esse parágrafo todo é lindo.=)
    Nem sei como agradecer por usar uma imagem feita por mim!! =D
    E, como você já sabe, me identifico totalmente com o que você escreveu.;)

    ResponderExcluir
  2. Sim, ele expressa bem o que um verdadeiro biólogo é de fato! Obrigado por compartilhar essa imagem para o mundo todo. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário Cósmico 07

A mágica do diagnóstico - post 2

Répteis não existem...