Quando os elementos químicos foram descobertos?

Todos os elementos químicos que compõe o mundo ao nosso redor (incluindo as complexas moléculas
que nos constitui) foram sendo descobertos aos poucos, graças ao empenho de homens e mulheres
em busca de entender mais o mundo que nos cerca.

O homem, desde a descoberta e o desenvolvimento da manipulação de metais, teve curiosidades em aprender cada vez mais sobre suas propriedades e potencialidades. Entretanto, o homem durante milhares de anos sabia a existência de poucos metais[1] e os utilizava na confecção de armamentos, tubulações de água, construção civil, alimentação e cosméticos.

Sim, metais para alimentação e cosméticos. Os romanos utilizavam, por exemplo, suco de uva fervido em tachos de chumbo, de modo a obter um xarope adocicado que era usado para melhorar o sabor de vinhos e frutas. Esse xarope acabava contendo acetato de chumbo, que era consumido. Atualmente sabemos que o chumbo, em qualquer forma e concentração, é tóxico (tanto que não existem níveis seguros de exposição ao chumbo). Acredita-se que o consumo exacerbado desse xarope foi responsável pela demência e morte de alguns imperadores romanos. Além disso, o chumbo é usado até hoje em tintas (sobretudo em países pobres), no combustível, batons e tinturas de cabelo. Infelizmente, o seu uso ainda acomete mais de 600 mil casos de deficiência intelectual em crianças em todo o mundo a cada ano.

Ah sim, esqueci de dizer que os metais eram (e são) usados como ornamentação. Brincos de ouro 24 quilates já foram encontrados em escavações na Bulgária datados de 7 mil AeC. Sim amigos leitores, ostentar bens materiais não é uma coisa atual.

Mas vamos ao cerne dessa postagem: embora muitos elementos químicos já fossem conhecido das pessoas, a sua obtenção (ou seja, sua forma pura) ocorreu ao longo dos séculos do desenvolvimento do conhecimento humano. O Compound Interest, um site que faz interessantes infográficos sobre a composição e a química de diversos produtos (inclusive postamos uma adaptação em português sobre a química do cheiro dos livros). Agora, apresento abaixo o infográfico feito por eles mostrando a data e o países das descobertas dos elementos químicos da tabela periódica. É uma imagem curiosa e serve bem como uma consulta rápida de informações, visto que ele foi bem feito, separado em períodos de tempo para facilitar a leitura.

Clique na imagem para abrir maior. Para ver em uma resolução maior ainda, clique aqui.

Se você gostou bastante dessa imagem e quer ter uma versão impressa para colar na parede do seu quarto/cozinha/sala de aula/laboratório, o site disponibilizou uma versão bacana para impressão em formato .pdf. Basta clicar aqui e baixar! =D

Rodapé:
[1]: e, também, de ligas metálicas, como o bronze, que é uma mistura de cobre (Cu) e estanho (Sn).

Com informações de IIP Digital e Folha. A imagem que abre a postagem por guidoneko em seu deviantART e da timeline dos elementos está aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário Cósmico 07

A mágica do diagnóstico - post 2

Répteis não existem...